Essência musical...

by - 21:55


Qual a importância da música nas nossas vidas?

Existem algumas definições para a palavra música qe suas expressões. Uma das definições que me atraiu foi: “A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) constitui-se basicamente de uma sucessão de sons e silêncio organizada ao longo do tempo.” (Wikipédia)

Mas será que é só isso mesmo?

Não! A música é muito mais que isso. É uma linguagem universal que expressa muitas das sensações humanas. Emociona, ajuda a descarregar algumas tensões e faz esquecer dos problemas, pelo menos no tempo de duração daquela música adorada...

A música, seja somente instrumental ou verbalizada junto com a melodia, existe desde tempos antigos e sempre representou a cultura do povo, expressões de seus sentimentos e forma de distração. Nietzsche, em “Humano, demasiado humano”, escreveu:

“A música é, de fato, não uma linguagem universal para todos os tempos, como se tem dito muitas vezes em seu louvor, mas corresponde exatamente a um período particular e ao ardor duma emoção que envolve uma cultura individual e perfeitamente definida, determinada pelo tempo e pelo espaço, como a sua mais íntima lei”.


Particularmente, músicas me fazem viajar. Algumas me deixam bem, outras contribuem para minha depressão, outras me fazem extravasar... cantarolando na frente do pc (o que é péssimo para quem está perto... kkk). As letras, muitas vezes, falam por mim e a melodia é o complemento. Guitarra, bateria, baixo, violão, piano, violino e sax, instrumentos que fazem das músicas que ouço únicas, pois interpreto e sinto de maneira diferente das outras pessoas... a música é única para cada sujeito, pois cada um a interpretará de acordo com suas vivêncais e sentimentos.

Sabe quando você sente que é tocado na alma? Qua aquilo meche com você de tal forma que dá pra sentir a música (ou até mesmo o poema, sei lá)?

Então... como desprezar algo que tem esse poder?
Apesar das várias composições de hoje, que nem vou citar, a música nunca perdeu e nunca perderá seu valor. Impossível!

Você também pode gostar

1 comentários

  1. Ola,sou apaxionada por musica,de todos os tipos,as vezes pode tocar uma musica na qual,eu nao gosto de sua letra,mas paro e sinto o som do estrumento,sabendo qual e,concordo com cada palavra doque vc disse,parabens sua materia esta linda,rsrs

    ResponderExcluir