It's me!

34. Recifense morando em Caruaru.
Canceriana com ascendente em sagitário.
Psicóloga no RH. Viciada em café.

Luciana

What Read Next

Retrospectiva literária 2012

Alguns dos meus livros dando o ar da graça.

Em 2012, li pouco, é verdade. Por milhões de motivos, fiquei desmotivada para leituras no primeiro semestre do ano, tanto que me arrastei com a leitura de A Sombra do Vento e acabei não terminando esse livro. Mas em compensação, o segundo semestre foi empolgante e a culpa disso foi do pessoal do Clube do Livro. As conversas, indicações e discussões que tivemos no grupo foi o que me influenciou a ler mais, querer ler outros livros e também a comprar mais. 2012 foi o ano em que mais comprei/ganhei livros. Apesar da pouca quantidade de livros lidos, deu para fazer uma pequena retrospectiva literária inspirada na da Nina. As perguntas foram originalmente criadas pela Taryne e eu só omiti e criei uma nova, ok?. Vamos lá.


Livros lidos em 2012:

  1. Laços de Família - Clarice Lispector
  2. Sempre Chove No Meu Carnaval - Gabito Nunes
  3. A Culpa é das Estrelas - John Green
  4. Cinquenta Tons de Cinza - E. L. James
  5. Cinquenta Tons Mais Escuros - E. L. James
  6. Líricas - Jaya Magalhães
  7. A Menina Que Não Sabia Ler - John Harding
  8. Eu Sou o Mensageiro - Markus Zusak
  9. Um Romântico Incorrigível - Devan Sipher
  10. Cinquenta Tons de Liberdade - E. L. James


O casal literário mais fofo:

Hazel e Gus, de A Culpa é das Estrelas, com certeza. Eles são fofos desde o dia em que se conheceram e a cada momento vão ficando mais adoráveis. Eles são românticos sem ser melosos e sem falar que são super divertidos também.
Menção honrosa: Ed e Audrey, de Eu Sou o Mensageiro, porque eles são lindos apesar de.

Virei a noite lendo:

A Culpa é das Estrelas, novamente. Não virei a noite lendo, pois esse livro é pequeno, mas gostei tanto que li em poucas horas. Eu simplesmente não conseguia parar e ficava querendo saber o que ia acontecer. Mas quando cheguei ao fim, não queria ter chegado, pois ACEDE é daqueles livros que você não quer que termine, de tão bom.

Aquele em que chorei de soluçar:

Pode repetir? Só preciso dizer que foi A Culpa é das Estrelas. Porque é lindo, é triste, é divertido... sei lá, esse livro é tudo de bom. Sem exageros.


A maior decepção do ano:

Cinquenta Tons de Cinza, fato. Quando vi todo o alarde da mídia, achei que seria um livro super legal e talicoisa. Mas não, dei de cara com um livro engraçado que só tinha um personagem legal. Fim. Não vi nada de erótico como prometiam as propagandas, foi uma decepção ver que aquilo estava sendo chamado de pornô para mulheres.




Não levava fé, e me surpreendi:

 

Não é bem o caso de não levar fé, mas eu só conhecia os escritos do Gabito Nunes no blog e ler um livro dele - mesmo que seja de cartas e crônicas - foi uma experiência legal. A Luana me deu o ebook de aniversário e eu acabei gostando muito.

 

 

O que não supriu as expectativas:

Pelo título, eu esperava um livro super cheio de romances e coisas clichês, mas fui enganada pela tradução. Um Romântico Incorrigível foi um livro que me encheu de expectativas, mas que acabou falhando na hora 'h'. Não é um livro ruim, longe disso, mas não era como eu esperava.




O mais chato:

 

Sem sombra de dúvidas, o mais chato do ano foi Cinquenta Tons de Liberdade. Vejam bem, eu li os dois primeiros da trilogia e nem reclamei, mas o último realmente foi o pior. Me senti assistindo a uma novela da Globo, cheia de acontecimentos a cada momento. Era como se a autora estivesse jogando um monte de informações na minha cara e dizendo "olha, se vira". Foi triste, apenas. Terminei só para não ficar com mais um livro abandonado na lista.





 

O mais esperado:

Já fazia bastante tempo que eu queria ler Eu Sou o Mensageiro, do Markus Zusak. Quando surgiu a oportunidade de lê-lo para o Clube do Livro, não contei história e fui logo comprando o meu exemplar. E adorei a leitura, sabia que o Zusak não iria me decepcionar.
Menção honrosa: Líricas, da minha linda amiga Jaya Magalhães. Esperei tanto pelo livro dela e morri de amores quando ele finalmente chegou em minhas mãos. É um livro fofo com contos do blog dela, vale a pena a leitura.

 

Bate bola de personagens

Personagem masculino apaixonante: Eu poderia dizer que foi o Christian Grey, pois adorei esse ser humano. Mas também poderia falar que foi o Gus, de A Culpa é das Estrelas, só que para não repetir o mesmo livro das três primeiras respostas, vou dizer que foi o Ed, de Eu Sou o Mensageiro. Ele é um cara legal e divertido, sem falar que também é romântico e fez algo muito fofo que eu não vou contar o que foi.

Personagem feminina admirável: Hazel, de A Culpa é das Estrelas. Só pelo fato de enfrentar um câncer e ainda conseguir ser divertida ela já ganhou meu coração. Ela é forte apesar das porradas da vida e foi isso que gostei nela.

Personagem mais chato: Anastasia Steele, da trilogia Cinquenta Tons de Cinza. Ô sujeitinha chata, viu? Tonta, teimosa, sem graça e chata.

Personagem mais perturbador: Florence, de A Menina Que Não Sabia Ler. Sei lá, cheguei no final do livro e só conseguia pensar que essa guria é meio doida. Acho que fiquei sem entender muita coisa do livro, pois cheguei ao final e senti falta de alguma explicação sobre o que acontecia no livro e no porque da Florence agir como agiu.

Personagem que mais me identifiquei: Ritchie, de Eu Sou o Mensageiro. Pela minha fase de vida, quando li o capítulo dedicado a ele, acabei me identificando demais. Ele é um cara legal que só não sabe bem o que quer da vida e por isso se sente desmotivado. Ele só queria querer.


O melhor livro que li em 2012:


Escolhi dois e fim, porque quem manda nessa bagunça sou eu.


Pois bem, é isso. Essa foi a minha humilde retrospectiva literária baseada nos poucos livros que li. Eu tentei. E sem querer criar expectativas mas já criando, espero que em 2013 eu consiga ler mais, pois a lista de livros não lidos cresceu muito esse ano depois de tantos comprados ou recebidos de presente .



Como essa listinha é um meme, deixo aberta para quem quiser responder. No mais, desejo um feliz ano novo para todos os leitores do blog e que 2013 venha cheio de coisas boas, porque nós merecemos. 



Imagens: Skoob.

Comentários

  1. Gente, não me perdôo por não ter lido Eu sou o mensageiro! Mas tá por R$13,50 na Americanas, comprá-lo-ei! HAHAHA
    A culpa é das estrelas foi unânime para tanta gente, né? Ainda não vi quem não gostou...

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Eu fiz uma retrospectiva literária também. Dos livros que você leu, só li o Cinquenta Tons de inza (e acho que não quero ler os outros não), e empatamos no personagem mais chato: escolhi a Anastasia também.
    Acho que li pouco esse ano, assim como você se sentiu, ganhei e comprei muitos livros sem contar os que ficam "me chamando" na biblioteca da universidade, ou seja. Preciso ler muito mais. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua lista, com exceção da trilogia cinza! Risos...

    ResponderExcluir
  4. Adoro essas retrospectivas de fim de ano, principalmente as literárias! E concordo com seus comentários, também colocaria A Culpa é das Estrelas e Eu sou o Mensageiro como preferidos, eles são simplesmente sensacionais!
    Que venha 2013, repleto de livros e boas leituras!
    Feliz ano novo!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. ...que teus olhos e teu coração
    viagem pelas letrinhas sempre!

    um beijo

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz a minha listinha tb, prometi que iria ler um livro por mês em 2013, já que tenho que ler mtas coisas da faculdade... eehehehhe

    ResponderExcluir
  7. Ah, eu sou apaixonada pelo "Eu sou o mensageiro". Faço sempre uma força para emprestá-lo para os meus amigos! Hehe E fico super feliz quando alguém diz que gostou!
    Adorei seu blog!
    Beijos e um ótimo 2013!

    ResponderExcluir
  8. Muito boas as suas respostas, Luciana! E adorei ver que dois dos livros que mais marcaram meu ano também marcaram o seu: Eu sou o Mensageiro e A culpa é das estrelas. E também adorei ver 50 tons de qualquer coisa como decepção hahahahaha Não resisto! Ah, preciso ler A menina que não sabia ler. Seu post me lembrou disso, obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Eu amei ler "A Culpa é das Estrelas" *-*

    Essa retrospectiva ficou super divertida e legal ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *