It's me!

34. Recifense morando em Caruaru.
Canceriana com ascendente em sagitário.
Psicóloga no RH. Viciada em café.

Luciana

What Read Next

O Meme Literário de Um Mês - Dia 13



Dia 13 – Se você pudesse trocar de lugar com o personagem de um livro, qual seria?
Que história dessa personagem você gostaria de viver?


Sou daquelas que ainda não leu muitos livros de ficção ou com histórias de personagens que fazem coisas fantásticas como mágicas ou algo do tipo. Até então, minhas leituras pisam mais no mundo real e talvez eu seja um tanto careta em relação a isso. Ou talvez seja apenas falta de oportunidade para ler outras coisas. Um dia, talvez.

Se eu pudesse trocar com um personagem, gostaria de ser a Lóri, de "Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres", da Clarice Lispector. Pensei em várias outras personagens, mas essa me fez lembrar de como fiquei doidinha quando li esse livro.

Lóri é uma professora que mora sozinha no Rio de Janeiro e tem um relacionamento com Ulisses, um professor universitário de filosofia. Ao longo do livro, vemos que esse relacionamento dos dois não é algo tão comum. Notamos que, com a ajuda de Ulisses, Lóri está aprendendo a amar e a ter prazer. Mas não é no sentido físico apenas, Lóri está aprendendo exatamente a descobrir um prazer que está além do simplesmente sexual, é uma aprendizagem de um amor total, de uma condição de plenitude.

No percurso dessa aprendizagem Lóri se depara com seus medos, inseguranças e com os encontros e desencontros com Ulisses. Depois de uma jornada, Lóri aprende e finalmente transcende sua existência, transformando-se em outra mulher.

Acho que passar por toda essa experiência de crescimento deve ser fantástico. Apesar das dificuldades, eu queria sim viver a história de Lóri. Separei um trecho do livro para vocês:

Ulisses estava atento, imóvel. Lóri continuou:
— Parece tão fácil à primeira vista seguir conselhos de alguém. Seus conselhos, por exemplo. Já agora ela falava sério:
— Seus conselhos. Mas existe um grande, o maior obstáculo para eu ir adiante: eu mesma. Tenho sido a maior dificuldade no meu caminho. E com enorme  esforço que consigo me sobrepor a mim mesma.
Ela jamais falara tantas palavras em seguida. Por isso queria evitar o principal.
De repente porém notou que se não dissesse o final, nada teria dito, e falou:
— Sou um monte intransponível no meu próprio caminho. Mas às vezes por uma palavra tua ou por uma palavra lida, de repente tudo se esclarece.



Para saber mais sobre o Meme Literário, clique aqui. Para ver mais respostas, clique aqui.

Comentários

  1. Nathalia Faustinioutubro 14, 2011

    Clarice é perfeita. Minha escritora preferida, mas li pouquissimos livros dela...esse é um dos que não li, mas me interesso muito!

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *