It's me!

34. Recifense morando em Caruaru.
Canceriana com ascendente em sagitário.
Psicóloga no RH. Viciada em café.

Luciana

What Read Next

Combo - Meme Literário de Um Mês


Perdoem o post gigante, mas é por uma boa causa.



Dia 03 – Você lê resenhas de livros? Elas influenciam na escolha de um livro? Ou na opinião que você tinha sobre um livro lido?

Sempre tive o costume de ler algo sobre o livro antes de comprar ou simplesmente ler. Antes eu me contentava em ler as sinopses disponibilizadas pelas próprias livrarias, mas com o tempo fui conhecendo blogs só sobre livros e também conheci o Skoob, daí pronto, desde então sou completamente influenciada por sinopses. Tanto que escolhi ler "Lolita" depois de ver resenhas sobre ele. Ou seja, respondo a essas perguntas com um enfático "sim, sou influenciada por resenhas de livros!".



Dia 04 – Onde você gosta de ler? No sofá? Na cama? No ônibus? O lugar onde você costuma ler é o lugar onde você gosta de ler?

Olha, essa questão eu respondo rápido. Eu gosto de ler em qualquer lugar onde me sinta confortável. Se pudesse, leria em uma praça ou algum lugar assim, mais amplo. Porém, tenho uma vida urbana e os únicos lugares onde leio são, respectivamente: ônibus, faculdade, casa. Não tenho pique para ler na cama, caio no sono facilmente. Daí fico nisso, leio onde e como dá.



Dia 05 – Você costuma abandonar a leitura de um livro? Você está no meio da leitura de um livro, só que está odiando. É chato, sem graça, mal escrito… O que faz? Larga-o na mesma hora ou persiste até o final?

Infelizmente (ou felizmente, nunca se sabe), costumo abandonar leituras. Dependendo do livro, até tento chegar ao fim, mas existem casos extremos, como foi com o livro "A Cabana". Não sei o que acontece, mas se a resistência for muito grande, me desinteresso completamente pelo livro (ok, isso não acontece só com livros). Enfim, minha listinha de livros abandonados cresce lentamente, ainda bem.



Dia 06 – Quem (ou o quê) inspirou seu amor por livros? Conte como foi.

Por incrível que pareça, eu nunca gostei de ler. Na época do colégio, a última coisa que eu queria saber era de ler. Poderia ser o que fosse, livro, revista, gibi... eu só lia o essencial, o obrigatório. Lembro de ter gostado de um ou outro livro indicado por alguma professora, mas nada que me empolgasse a ponto de sair enlouquecida à procura de um livro.

Não sei se tive alguma influência externa, tipo uma pessoa que me incentivasse a ler e tenha me iniciado nesse mundo fantástico. Admito que realmente só comecei a ler quando entrei na faculdade, em 2007. O fato de ter começado a estudar assuntos que me conquistavam foi o aspecto motivador, pois a cada aula que eu via e a cada livro que os professores indicavam ou simplesmente comentavam, lá ia eu feliz e saltitante para a biblioteca. Daí para o vício foi um pulo, mas ainda preciso ler muito.



Dia 07 – Você costuma emprestar ou pegar livros emprestados? Sim? Não? Por que?

Sou pobre, isso é um fato. Daí que isso gera uma grande conseqüência, que é o fato de que não posso sair comprando todos os livros que eu gostaria e que são muitos. Tudo bem que existem os sebos, mas ainda assim fica complicado. Mas são outras questões. Apesar disso, existem as lindas bibliotecas e também os e-books, que não tem a mesma graça dos livros, mas quebram o galho quando o que você quer mesmo é ler.

Não tenho muito costume de pegar livros emprestados de amigos ou coisa do tipo. Talvez isso seja resultado do meu lado antissocial, mas tudo bem. Acho essa coisa de empréstimo algo de muita responsabilidade e não que eu seja uma pessoa relaxada no cuidado com as coisas, mas prefiro não arriscar. Daí que, como já disse, não procuro pegar livros emprestado e nem emprestar. Sou ciumenta, morro de medo que estraguem meus livros e de estragar os livros de alguém, por esse motivo, não empresto e nem pego livros emprestados.



Dia 08 – Quantos livros você tem? Qual o autor que você tem mais livros? Fale um pouco sobre isso.

Bem, não tenho muitos livros. A maior parte dos que li foram da biblioteca da faculdade ou então lidos em e-book mesmo. Falando em números, tenho humildes 49 livros, mas gostaria de ter muito mais. O autor que tenho mais livros é Freud (é, aquele da Psicanálise mesmo), mas acho que nem conta, né? Pois as obras completas dele (que eu tenho completa) tem apenas 24 livros. Enfim, espero sinceramente realizar meu sonho de ter uma estante lotada de livros, mas por enquanto (e por zilhões de motivos) não dá.





Para saber sobre o Meme Literário, clique aqui. Para visualizar outras respostas, clique aqui.

* Na primeira foto, alguns dos meus livros. Na segunda, minha coleção de painho Freud.

Comentários

  1. *-* Combo para deixar tudo do jeitinho certo né amor!
    gosto tanto de saber mais e mais de ti! sempre!

    Te amo amoR! amo amo amo!

    ResponderExcluir
  2. Que meme bacana! Gosto de ler coisas do tipo e depois comparar pra ver o que as pessoas tem em comum comigo. Lendo as tuas respostas, somos parecidadas literariamente. rs
    Eu também comecei a ler por volta de 2007 e só Deus sabe porque eu não gostava de ler, né? --' Também nunca consegui ler A cabana, mas vou tentar mais uma vez, não desisto! Leio onde dá tbm, mas gosto mesmo é de fazer uma montanha de travesseiros e me acomodar na minha caminha. >_< Já peguei livros emprestados pq sou mega cuidadosa, trato-os como se fossem meus, mas daí a emprestar são outros 500 pq tem gente que empresta o emprestado, sabe como é? Fico revoltada e ai ja viu... hehe

    Enfim, falei demais! Realmente gostei do meme :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as respostas! bjus!

    ResponderExcluir
  4. Adoro pegar indicações *---*
    E sobre abandonar, antes não abandonava, como a cabana, que não gostei, mas li até o fim. só que ultimamente essa lista tem crescido, pulou de 2 para 8 em pouquissimos dias ;O

    ;*

    ResponderExcluir
  5. Luciana gostei demais de conhecer seu blog e um pouco sobre você. Temos alguns pontos em comum, outros nem tanto mas o que mais me chamou a atenção, é saber que gosta de ler e não tem quase livos por "N" questões. Sendo eu uma bibliotecária, ganho muitos livros de editoras e, se te interessar, posso te mandar alguns. Não emprestado mas sim, dados. Terei muito prazer em disseminar o hábito da leitura. O que acha?
    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *