It's me!

34. Recifense morando em Caruaru.
Canceriana com ascendente em sagitário.
Psicóloga no RH. Viciada em café.

Luciana

What Read Next

Nostalgia...


Finalmente de volta ao blog... E agora, em junho!! \o/

O artigo de hoje é sobre nostalgia. Tudo isso por causa de lembranças e sensações que não saem da minha cabeça a alguns dias.

O que é nostalgia?
- O termo “nostalgia” descreve uma sensação de saudades de um tempo vivido, frequentemente idealizado e irreal.

Nostalgia é mais comumente referida como um sentimento de saudades que qualquer pessoa pode ter. Nostalgia frequentemente é associada com lembranças da infância, um certo jogo, ou a com a apreciação de um objeto pessoal. (Fonte: Wikipedia)

Geralmente, pequenas coisas nos fazem lembrar de acontecimentos do passado. Um gesto, imagem, cheiro, música... tudo pode provocar o ressurgimento de antigas lembranças e dos sentimentos que as acompanham.

Quando são boas lembranças, não há problema nenhum em relembrá-las, pois as sensações desse ato serão positivas e só trarão bons sentimentos. Problema é quando tais lembranças são de acontecimentos que, apesar de marcantes, provocaram mal. Trazer essas lembranças ao plano consciente provoca angústia, já que elas provocaram danos quando aconteceram.
Esse é o maior problema em relembrar acontecimentos ruins... junto com esses pensamentos, virão também os sentimentos ruins que o acompanham, mesmo depois de tanto tempo do fato ocorrido.

Particularmente é o que acontece comigo.
Uma simples música me faz lembrar de pessoas que conviveram comigo, do que passamos juntos e etc. Do mesmo jeito que outra música me faz lembrar de uma amizade perdida e que provocou, e ainda provoca, bastante sofrimento.

Enfim... relembrar vivências do passado faz parte da nossa vida. Se lembramos, é por que foram acontecimentos marcantes, bons ou ruins, mas que de alguma forma deixaram suas marcas em nós. Alguns nós conseguimos recalcar e reprimir, fazendo com que geralmente não retornem, outros fazemos questão de relembrar com uma freqüência maior.

Isso é a nostalgia.

Comentários

  1. Conheço isso como poucos. Que saudades dos meus impetuosos 15 anos. Hoje sou exatamente aqui que mais temia.
    Os dias passam e com eles a vontade de viver ou de triunfar.
    Viver essa vida é como beber coca-cola diet dos anos 80. Tem um gosto azedo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *